Sexta feira (25), as 09:00 horas, foi realizada a Audiência Pública, conforme anunciada e divulgada no município, que trata sobre a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2019.

O Projeto vai à Câmara Municipal para apreciação dos Vereadores, na oportunidade estiveram presentes populares, representantes de sindicatos, Conselho Tutelar, secretários do executivo municipal e a participação dos vereadores Jose de Sousa Nojosa o (Dadá), Domingos Gomes Magalhaes o (Negão), Bismarque Cesar, Almir de Araujo Cavalcante, Celestino de Jesus Santos, Francisco Antonio da Cruz Lima o (Pedro) e o Presidente Ernaldo Gomes Silva destacando a participação do Legislativo local.

“Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”. Com este lema a Prefeitura de Maraja do Sena, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, foi para as ruas da cidade celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O movimento, organizado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Maraja do Sena (CREAS), lembrou a história de um 18 de maio no ano de 1973, de uma menina de 8 anos que foi sequestrada e violentada cruelmente e assassinada no Espírito Santo. O desfecho da história foi: após 6 dias sumida, seu corpo apareceu carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

Planejamento elaborado pelo Poder Executivo contendo a previsão de arrecadação e de gastos do governo municipal de Maraja do Sena, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2018 foi apresentada durante audiência pública na Manhã de sexta-feira (10), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

A Força Estadual de Saúde do Maranhão - Fesma, parte integrante do Plano Mais IDH, é um programa de cooperação entre estado e municípios com o menos Índice de Desenvolvimento humano - IDH, criado para executar medidas de apoío â prevenção, assistência e combate a situação de risco epidemiológico com foco inicial dde atuação na mortalidade infantíl; mortalidade materna; diabetes; hipertensão, hanseníase; saúde das populações indígenas e grupos com maior vulnerabilidade.

OFÍCIO COMPLETO

  Plano de Mobilização Social Nesta quinta feira dia 13 de julho de 2017 os Comitês de Coordenação e Executivo do Plano de Saneamento Básico de Marajá do Sena-MA reuniram-se na Escola Municipal Francisco Nonato Mendes na comunidade Novo Marajá, Divulgando o PMSB, seus objetivos, referencial legal e metodologia, foi reinterado importância da participação da comunidade no processo de construção do PMSB – PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BASICO, tendo em vista a importância da Mobilização Social com Objetivo de Estimular a população a contribuírem na elaboração dos diagnósticos através do apontamento de problemas locais em saneamento, na contextualização estrutural do saneamento básico, geográfica e política desses problemas, no reconhecimento do que há em comum entre eles, na identificação de suas causas, na visualização dos sonhos de futuro de cada um dos moradores e nas sugestões de alternativas para a resolução coletiva dos problemas ali apontados.

A intenção é que ao final das Oficinas realizadas nas comunidades perceba quais são as questões mais relevantes e as condições que tem para enfrentá-los, perceba as suas potencialidades e conhecimentos específicos, além de vislumbrar possibilidades para as melhorias sanitárias diante de uma atuação pessoal e coletiva no município.

       A elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) é condição para os municípios terem acesso a recursos da união nesta área.

 

 

 

Pagina 1 de 3